Troca de experiências entre portos é destaque na primeira Assembleia Geral itinerante da ABEPH


A ABEPH realizou nos dias 21 e 22 de março a primeira Assembleia Geral Itinerante da entidade, que ocorreu no Complexo Portuário de Suape (PE). A assembleia realizada de forma itinerante teve como principal objetivo a intensificação do intercâmbio entre as autoridades portuárias e a construção de soluções para os desafios comuns dos portos públicos brasileiros.

Além das autoridades portuárias, representantes de portos associados à ABEPH, empresas e entidades parceiras, também participaram do evento o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery, os diretores da ANTAQ Alber Furtado e Caio Farias; e Julio Dias, representando a Secretaria Nacional de Portos, no Ministério de Portos e Aeroportos.

A recepção do evento ficou por conta do presidente da ABEPH, Luiz Fernando Garcia da Silva, da diretora-executiva da ABEPH, Gilmara Temóteo; e pelo anfitrião da Assembleia, o presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot.

O primeiro dia de evento foi marcado uma cerimônia de abertura, seguida por um workshop sobre dragagem, onde as empresas DEME Group, DTA Engenharia e Jan De Nul Group apresentaram suas contribuições. O foco deste dia foi proporcionar informações detalhadas sobre tecnologias e estratégias relacionadas à dragagem.

Em seguida, as autoridades portuárias e representantes das autoridades portuárias se reuniram em assembleia para o debate de soluções específicas para portos públicos. Durante a reunião, o presidente da ABEPH, Luiz Fernando Garcia, destacou os desafios comuns enfrentados pelas autoridades portuárias, incluindo questões como infraestrutura e regulamentação. Além disso, ele também ouviu sugestões para aprimorar o ambiente de negócios, visando proporcionar mais eficiência e competitividade aos portos públicos.

As oportunidades discutidas abrangeram desde o aprimoramento da gestão de pessoas nos portos até parcerias estratégicas, visando um crescimento sustentável e integrado do setor portuário.

No segundo dia de evento, na sexta-feira (22), foi marcado por uma visita técnica ao porto de Suape, com a participação de autoridades portuárias e representantes das autoridades portuárias associadas à ABEPH.
Após a visita técnica, Julio Dias, representando a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), fez uma apresentação das políticas que envolvem os portos autorizados e de competência do Ministério de Portos e Aeroportos.

Saldo foi positivo

Gilmara Temóteo, diretora-executiva da ABEPH, destacou os temas discutidos na assembleia e descreveu o encontro como altamente produtivo. “A retomada das atividades e esse replanejamento para 2024 são apenas o pontapé inicial de uma série de reuniões que faremos, incluindo visitas técnicas aos portos, sempre abordando temas que possam agregar e melhorar a funcionalidade e a operação portuária. Foi muito positivo.”

Para o presidente da ABEPH, Luiz Fernando Garcia, a primeira reunião do ano com os associados à ABEPH reafirmou o compromisso da entidade com os associados. Ele ainda destacou a importância da união, do aprendizado e da troca de experiências entre os portos organizados.

“A experiência aqui em Suape nesses dois dias foi espetacular. Tivemos a oportunidade de ver que temos uma gestão profissional efetiva, com muitos investimentos acontecendo dentro dos portos públicos, e é isso que a gente espera. Que a associação possa cada vez mais contribuir para o crescimento da logística e de todos os nossos portos”, afirmou.

Estavam representados na assembleia a PortosRio, a PortosRS, o Porto de Imbituba, o Porto de Santos, o Porto de São Francisco do Sul, a Companhia Docas do Pará, a Companhia das Docas do Ceará, a Companhia das Docas do Estado do Rio Grande do Norte, a Companhia Docas da Bahia, a Portos do Paraná, o Porto do Itaqui e o Porto do Recife.