Silvio Costa Filho apresenta prioridades da pasta às autoridades portuárias

Reunião MPOR

Ministro de Portos e Aeroportos conversou com representantes dos portos públicos sobre o Novo PAC, governança e sustentabilidade

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniu nesta quarta-feira (31) com representantes das autoridades portuárias do Brasil, com o objetivo de discutir as ações prioritárias para o setor em 2024. A Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), que congrega os portos públicos do país, participou do encontro como convidada, por meio da diretora-executiva da associação, Gilmara Temóteo.

Durante a reunião, o ministro apresentou a carteira de obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que tem um plano de investimentos para melhorar a infraestrutura de portos e hidrovias, além de escutar e orientar as autoridades portuárias quanto a governança e sustentabilidade dos portos.

“Viemos de uma pandemia onde todo o Brasil passou por grandes dificuldades. Estamos vendo a economia crescer e o Brasil voltar à normalidade, e os Portos foram essenciais”, declarou o ministro, ressaltando a importância dos portos para o crescimento do país e para a geração de emprego e renda.

A intenção é que o ministério amplie o diálogo com os portos, inclusive com a sugestão de reuniões bimensais de alinhamento com os setores aquaviários.

Também participaram da reunião:

-Antônio Gobbo, presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba);
-Jardel Rodrigues, presidente da Companhia Docas do Pará;
-Lucio Ferreira Gomes, presidente da Docas do Ceará;
-Estéferson Ubarana, presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern);
-Anderson Pomini, Presidente do Porto de Santos; e
-Francisco Martins , presidente do PortosRio.

Diálogo com o MPor

Nas últimas semanas, a ABEPH tem intensificado o diálogo com governo federal. Em 18 de janeiro, Gilmara e Luiz Fernando Garcia, presidente da associação e presidente da Portos do Paraná, estiveram com Silvio Costa Filho para a discussão das demandas dos portos públicos e da agenda estratégica para o setor em 2024. Também ocorreram reuniões com Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); e com Wilson Lima Filho, diretor da ANTAQ.

A associação pretende compartilhar com o ministério e a agência as demandas das autoridades portuárias. O objetivo principal é encontrar soluções para os desafios nos portos públicos, concentrando esforços em melhorias na eficiência, governança e gestão desses complexos.