Setor aquaviário atinge recorde histórico ao movimentar mais de 1,3 bilhão de toneladas em 2023


Segundo o estudo divulgado pela ANTAQ, soja, milho e óleo bruto de petróleo foram as cargas mais movimentadas nos portos brasileiros durante o ano

O setor aquaviário brasileiro registrou a movimentação de 1,303 bilhão de toneladas, entre janeiro e dezembro de 2023, atingindo um recorde histórico. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Segundo o documento Desempenho Aquaviário 2023, esta é a maior movimentação registrada na série histórica e representa crescimento de 6,9% em relação ao ano de 2022.

Entre os diversos tipos de navegação, destacou-se o transporte interior com um crescimento notável de 10,5%, seguido pelo transporte de longo curso, que registrou um aumento de +8,3%, e finalmente pela cabotagem, com um crescimento de 1,6%.

Já as principais cargas movimentadas foram soja (+29%), milho (+18%), óleo bruto de petróleo (+9,4%) e minério de ferro (+7,6%). Outro destaque positivo foi para os fertilizantes (+6,9%). Por outro lado, a carga conteinerizada apresentou queda de -0,5% e a carga geral, de -2,9%, de acordo com o levantamento.

Os portos públicos que se destacaram pelo desempenho foram Santos, Paranaguá e Itaguaí, registrando crescimentos de 7,7%, 12,1% e 10,2%, respectivamente. Esses aumentos representaram adições significativas de 9,7 milhões, 6,3 milhões e 5,2 milhões de toneladas em comparação com o ano de 2022, na mesma ordem mencionada.

Além disso, o documento destaca a movimentação de soja e milho do Arco Norte do país superou a do restante do país. De acordo com os dados do Estatístico Aquaviário da ANTAQ, a movimentação dos portos e terminais da região foi de 100,8 milhões de toneladas em 2023, contra 88,5 milhões de toneladas no ano anterior. Já a movimentação do restante do Brasil, abaixo do paralelo 16°S, alcançou a marca de 100,2 milhões de toneladas movimentadas, contra 73,4 milhões em 2022.

“O Arco Norte tem se tornado uma alternativa fundamental para o escoamento da produção de soja e milho do país, duas mercadorias que, nos últimos 13 anos, viram suas exportações triplicar e quintuplicar, respectivamente, tornando o Brasil o maior exportador dessas commodities. O Brasil responde, hoje, por 58% das exportações mundiais de soja e 27% das exportações de milho, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)”, informou a ANTAQ.

A ANTAQ ainda divulgou projeções para a movimentação portuária nos próximos anos. Segundo os estudos apresentados, espera-se que a movimentação atinja 1,313 bilhão de toneladas em 2024, representando um crescimento de 2,3% em relação a 2023. A expectativa da agência é que essa tendência ascendente na movimentação portuária se mantenha nos próximos quatro anos.

Para 2027, estima-se que o setor portuário nacional movimentará 1,415 bilhão de toneladas, comparado a 1,391 bilhão de toneladas em 2026. As projeções para 2025 indicam uma movimentação de 1,333 bilhão de toneladas.