Porto de São Francisco do Sul prevê investimento de R$ 20 milhões em 2024

Porto de São Francisco do Sul/Divulgação

Investimento deve ser aplicado na renovação do parque tecnológico do porto catarinense

O Porto de São Francisco do Sul deve investir R$ 20 milhões na renovação do parque tecnológico em 2024, o que inclui a instalação de 140 câmeras interligadas com a Receita Federal. O investimento foi apresentado durante o Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport), que ocorreu em 30 de novembro e 1º de dezembro, em Florianópolis.

O serviço de batimetria do canal de acesso, na Baía da Babitonga, também deve receber investimentos, incluindo os sete berços de atracação.

Durante o evento, o presidente do porto, Cleverton Vieira, afirmou que os investimentos fazem parte do planejamento de “boas práticas de gestão portuária”. “São Francisco do Sul é um dos portos brasileiros que mais aumentou a movimentação de cargas neste ano: crescimento de 27% com relação a 2022”, destacou, atribuindo esse número às melhorias na estrutura portuária, como a abertura de um novo acesso para os caminhões.

O Congresso é um evento técnico-científico promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade do Sul (Unisul) e a Universidade de Valência (Espanha).

Crescimento em 2023
Nos dez primeiros meses de 2023, o Porto de São Francisco do Sul já movimentou 13,8 milhões de toneladas de mercadorias, 27% a mais do que no mesmo período do ano passado (10,8 milhões). A exportação alcançou 8,4 milhões de toneladas, representando 61% das cargas, enquanto a importação chegou a 5,4 milhões de toneladas (39%).

No mesmo período de 2022, a importação, com 5,6 milhões de toneladas (52%), superava a exportação, com 5,1 milhões de toneladas (48%). No entanto, em 2023, impulsionado pelo envio de grãos à China, o Porto do Norte catarinense conseguiu reverter a tendência e a exportação aumentou 64% com relação ao ano anterior.

Os dados divulgados pela autoridade portuária apontam que é a primeira vez em dois anos que a exportação supera a importação: a última vez foi em 2021.

Créditos de imagem: Porto de São Francisco do Sul/Divulgação