Monitoramento do Porto de Imbituba registra 14 baleias-francas na costa catarinense

Credito-Mariana-Silvano-SCPAR-Porto-de-Imbituba

Programa começou no início de julho e vai ocorrer até o dia 30 de novembro; ações de monitoramento ocorrem por terra e por ar

O último sobrevoo de monitoramento de baleias-francas da temporada de 2023 avistou a presença de 14 animais da espécie na costa de Santa Catarina. A ação é realizada com o auxílio de um helicóptero e faz parte das atividades do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba. Além de profissionais do porto, a atividade também contou com a participação do ProFRANCA/Instituto Australis e da Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental.

Ao todo, foram avistadas 7 fêmeas acompanhadas de um filhote no litoral sul do estado. O programa começou em 1º de julho e segue até o dia 30 de novembro. Além dos sobrevoos, há diariamente equipes de campo realizando a observação terrestre a partir de pontos fixos nas praias do Porto e Ribanceira.

“A presença de baleias na nossa costa é um indicador extremamente positivo, principalmente por se tratar de uma espécie que ainda está ameaçada de extinção no Brasil. Ao mesmo tempo, o fato de Imbituba ser o principal ponto de concentração dos indivíduos ressalta a importância da manutenção do monitoramento para garantir a segurança e a conservação dessas gigantes, em harmonia com a continuidade das operações portuárias”, apontou Paulo Márcio de Souza, gerente de Meio Ambiente da SCPAR Porto de Imbituba.

A baleia-franca conta com uma população estimada em cerca de 500 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano. Os números são resultado da tese de doutorado de Eduardo Renault Braga, contemplando uma análise de 15 anos de dados dos sobrevoos de monitoramento da espécie.

Com informações do Porto de Imbituba: https://portodeimbituba.com.br/