Ministério cria Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação


O Ministério de Portos e Aeroportos lançou nesta quinta-feira (5) a Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação (SNHN). Esta é a primeira vez que o Brasil vai ter uma pasta dedicada exclusivamente ao planejamento e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das hidrovias.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União do dia 8 de abril, por meio do Decreto nº 11.979. A partir de agora, a SNHN assumirá a responsabilidade de propor, implementar, monitorar e avaliar a política nacional de transportes, abarcando diversos setores, como hidrovias, instalações portuárias públicas de pequeno porte, além da navegação marítima e interior.

“A agenda hidroviária pode ser uma nova agenda, com o novo modal de transporte, que dialoga com o Meio Ambiente, com a competitividade para diminuir o custo logístico operacional. A gente está estimulando a indústria naval para que possamos fomentar novas cadeias produtivas, estimulando o setor produtivo”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante o evento de lançamento da nova secretaria.

No mesmo evento, Dino Antunes foi nomeado para ocupar o cargo de secretário, após desempenhar suas funções como diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias do ministério. Ele atuava como diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviário, é mestre em Transportes pela Universidade de Brasília, Pós-Graduado em Administração pela FGV/SP, e formado em Engenharia Elétrica pela Unicamp.

Participaram da cerimônia, a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori; o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, entre outras autoridades e representantes de entidades do setor portuário e de transportes aquaviários.

A ABEPH parabeniza o Ministério de Portos e Aeroportos pela iniciativa de estabelecer a nova secretaria, reconhecendo plenamente a importância das hidrovias como um recurso fundamental para o desenvolvimento econômico e social do nosso país.