Guia para enfrentar assédio no setor aquaviário será entregue em março pela ANTAQ e MPor


Lançamento está marcado para ocorrer em 26 de março, na semana do Dia Internacional da Mulher

A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e o MPor (Ministério de Portos e Aeroportos) devem entregar em março um Guia de Enfrentamento ao Assédio ao setor aquaviário. O objetivo do guia é ser um manual de boas práticas para combate ao assédio contra mulheres que trabalham nos portos e na navegação brasileira. O lançamento está marcado para ocorrer no dia 26 de março, antevéspera do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 28 de março.

Outro objetivo do documento é dar clareza ao que é considerado conduta abusiva, incentivar a criação de um ambiente de respeito e, principalmente, aproximar o setor aquaviário das políticas de apoio ao combate à violência de gênero.

O guia começou a ser elaborado em dezembro de 2023, em parceria com a Women’s International Shipping and Trading, e será fruto de um ciclo de reuniões e workshops com a presença agentes do mercado regulado, representantes do MPor e integrantes da associação internacional.

Segundo a ANTAQ, os workshops tiveram a participação de 74 inscritos e foram cruciais para a troca de ideias entre as mulheres que atuam no setor aquaviário. Isso porque as mulheres ainda são minoria nesses ambientes, representando 17,5% do total de vagas no setor.

Ainda é possível que os entes do setor aquaviário contribuam com a elaboração da ferramenta de combate ao assédio. A ANTAQ disponibilizou um questionário que busca conhecer o cenário atual de enfrentamento ao assédio no segmento. As respostas são anônimas e o preenchimento total do formulário dura entre 3 e 5 minutos.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd3cDZsMKP4mZUzHr0FdNikqnXiME5zEGwkThCaB3KjSYJlvg/viewform