GLO é oportunidade para incrementar nível de segurança e aumentar competitividade, diz presidente da PortosRio

PortosRio

Francisco Martins destaca que segurança portuária será uma das prioridades da PortosRio em 2024

O diretor-presidente da Autoridade Portuária do Rio de Janeiro (PortosRio), Francisco Martins, afirmou que viu na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) uma oportunidade para “incrementar o nível de segurança” dos portos cariocas. A GLO nos portos foi decretada no início de novembro do ano passado, com o objetivo de fechar o cerco ao crime organizado e reprimir o tráfico de drogas e de armas.

“2024 será um ano de colher algumas coisas que já foram iniciadas e de novas inciativas muito importantes, vamos fazer também investimentos na área de segurança portuária. A GLO nós vimos como uma oportunidade para incrementar o nosso nível de segurança, aumentando assim a competitividade dos portos do Rio e de Itaguaí. É um componente fundamental para atrair novos negócios e gerar mais empregos”, afirmou.

Desde que foi instituída, as Forças Armadas reforçam as operações de fiscalização e controle do PortosRio e do Porto de Santos, com isso, foi ampliada a operação de inspeção e inteligência na entrada e saída de bagagens e cargas transportadas.

Além dos investimentos em segurança, Martins também destacou que devem ser feitos nos próximos meses investimentos em dragagens e o lançamento de até sete pacotes de licitações para novos terminais. “Vai ser o maior pacote de licitações dos portos públicos do Brasil”, afirma.

De janeiro a novembro, a PortosRio movimentou 59 milhões de toneladas. A maior parte da movimentação é de granel sólido (84%).