Gilmara Temóteo assume cargo de diretora executiva da ABEPH

Gilmara Temóteo

Com experiência de 11 anos no setor portuário, Gilmara Temóteo deve apresentar uma agenda de atuação da ABEPH nos próximos dias

A advogada Gilmara Temóteo foi apresentada nesta segunda-feira (18) como diretora executiva da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). A apresentação foi feita pelo presidente da ABEPH, Luiz Fernando Garcia, e ocorreu durante a última assembleia geral da associação, com a participação do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila. A designação reflete o compromisso da ABEPH em profissionalizar a gestão, no sentido de oferecer um serviço mais eficiente aos associados.

“Grata pela oportunidade e, da minha parte, haverá todo o empenho necessário para alavancar as atividades do setor, que já é pujante por natureza, mas que precisamos alinhar e trazer resultados e soluções para os portos”, afirmou.

Nessa perspectiva, a associação planeja uma agenda de reuniões itinerantes, programadas para iniciar já em janeiro de 2024. Essa iniciativa visa promover uma maior interação e participação dos membros, fortalecendo a colaboração e a troca de ideias, como uma forma de desenvolver continuamente a entidade.

Entre outras funções, o estatuto da ABEPH determina que cabe à Diretoria Executiva avaliar as recomendações do Conselho Fiscal, estabelecer diretrizes básicas para atendimento das finalidades da associação, elaborar orçamentos anuais e criar comitês para assessoria em assuntos específicos.

“Chego empolgada e com muitas ideias positivas para colaborar com o nosso setor. Vamos desenvolver um trabalho voltado a comunicação com todos os portos e pretendemos, ao longo dos próximos dias, apresentar um planejamento para as atividades de 2024, com reuniões itinerantes, com o objetivo de estarmos mais próximos dos portos”, afirmou.

“A criação da função já estava autorizada, mas, a partir de agora, teremos essa função preenchida. Teremos agora uma pessoa dedicada, para que a gente continue tendo uma representação forte. A Gilmara fará esse papel, visitando os associados para que tragam as suas demandas isoladas”, afirmou Luiz Fernando.

Gilmara é advogada e também possui formação na área de processamento de dados. Possui especializações em Direito Processual e MBA em Logística e Supply Chain, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No setor portuário há 11 anos, ela já chegou a ser presidente da ABEPH, entre janeiro e maio de 2023.

Ela também já foi presidente do Porto de Cabedelo (2015-2023), além de diretora administrativa e financeira e presidente-interina da Companhia de Docas da Bahia (CODEBA) (junho-dezembro de 2023). Agora, além de Diretoria Executiva da ABEPH, Gilmara também responderá pela Secretaria-Executiva da Seção Nacional da Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário (PIANC).