Duplicação de refinaria vai consolidar posição de SUAPE na movimentação portuária, diz diretor-presidente

SUAPE

Segundo o Governo Federal, após a conclusão da obra, a refinaria será capaz de produzir cerca de 13 milhões de litros de Diesel S10 por dia 

A retomada das obras da Refinaria Abreu Lima deve impulsionar o setor portuário na região. O diretor-presidente do Complexo de Suape, Marcio Guiot, comemorou os investimentos anunciados pelo Governo Federal e destacou a importância estratégica da refinaria como parceira do porto. A expectativa é de que a expansão da refinaria solidifique ainda mais a posição de destaque na movimentação portuária a nível nacional. “Queremos que a refinaria dobre logo a sua movimentação e demande cada vez mais o nosso porto”, afirmou Guiot.

O investimento no Projeto RNEST (Refinaria Abreu e Lima – Novo Trem) está alinhado com o Plano Estratégico 2024-28+ da Petrobras e integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. O projeto, já em fase de contratação, contempla a construção do Trem 2 da refinaria pernambucana, com previsão de conclusão em 2028. Após a finalização, a Refinaria Abreu Lima terá a capacidade de processar 260 mil barris de petróleo por dia. As obras do Trem 2 estão programadas para iniciar no segundo semestre de 2024.

O Governo Federal projeta uma geração de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos e um acréscimo de cerca de 13 milhões de litros de Diesel S10 (de baixo teor de enxofre) por dia à capacidade de produção nacional. Quando estiver funcionando plenamente, a Refinaria Abreu e Lima vai faturar R$ 100 milhões por ano. 

Além da expansão do Trem 2, o Projeto RNEST inclui a construção da primeira unidade SNOX do refino brasileiro. Essa unidade será responsável por transformar óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto para comercialização. As obras dessa parte do projeto já estão em andamento, e a unidade está programada para iniciar suas operações em 2024. 

No mesmo ano, também serão iniciadas as obras para a ampliação da produção do Trem 1 (Revamp), proporcionando aumento de carga, melhor escoamento de produtos leves e maior capacidade de processamento de petróleo do pré-sal. A conclusão do Revamp do Trem 1 está prevista para o primeiro trimestre de 2025.