Crescimento continuado é desafio para o Porto de São Francisco do Sul em 2024, afirma presidente

Porto de São Francisco do Sul

Porto catarinense cresceu quase 30% em 2023; obras de infraestrutura são ponto chave para expansão da autoridade portuária

O diretor-presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Elias Vieira, afirmou que um dos desafios da autoridade portuária para o ano de 2024 é a garantia do crescimento continuado. Isso porque, em 2023, o porto do norte catarinense cresceu quase 30%, batendo a marca histórica de 16 milhões de toneladas movimentadas. 

“Precisamos assegurar um crescimento continuado, para isso, temos várias ações, a principal delas é realizar a obra da dragagem de aprofundamento para que a gente possa receber embarcações maiores no Complexo Portuário da Baía da Babitonga e continuar como primeiro destino das linhas de contêineres”, afirma Vieira. Além disso, há planos para a recuperação da infraestrutura de acostagem, com a derrocagem no Berço 101 e a recuperação estrutural do Berço 201.

Com relação ao Berço 201, há um edital em aberto para a contratação de empresa especializada em serviços de engenharia para a elaboração do projeto para a recuperação estrutural dos módulos m3 e m4. A obra de engenharia é necessária para corrigir um deslocamento dos módulos estruturais do berço. Atualmente, o módulo m4, sob monitoramento da Autoridade Portuária, está com movimentação restrita, sem permissão para uso de cabeços de amarração e circulação de caminhões e equipamentos.

O presidente também destaca a abertura do novo “gate” com três novas balanças como uma das grandes conquistas do porto em 2023. Segundo o Vieira, o investimento melhorou o fluxo de entrada e saída dos caminhões, já que foi possível aumentar a circulação de 500 veículos por dia para até 1,5 mil caminhões diariamente.

“A abertura do novo gate, com sistema automatizado e leitura de biometria, permitiu que a gente mudasse de patamar e triplicasse a capacidade de caminhões no porto, dando quase 30% de eficiência na movimentação das cargas que dependem dos caminhões”, detalha.