Alex Sandro de Ávila assume Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários

Alex Sandro de Ávila

Novo secretário nacional tem experiências em portos públicos e privados

Alex Sandro de Ávila foi nomeado nesta quinta-feira (7) como o novo secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos. A portaria com a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Desde outubro de 2023, Alex Sandro atuava como diretor do Departamento de Novas Autorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da pasta. Ele é graduado na área de ciências humanas e pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com experiência de 13 anos no setor, foi diretor presidente da Companhia de Docas do Estado da Bahia (CODEBA) e atuou na administração do Porto de Paranaguá nos cargos de diretor administrativo e financeiro, assessor da presidência e assessor da diretoria comercial do porto paranaense. Ele também teve experiências no setor privado, como diretor administrativo e financeiro do Terminais Portuários da Ponta do Felix (TPPF), em Antonina, no Paraná.

Entre outras coisas, a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários assessora o ministro de Portos e Aeroportos, propõe, implementa e avalia a política nacional de transportes aquaviários, além de coordenar e acompanhar os assuntos da infraestrutura e dos serviços portuários e de transporte aquaviário que precisam do posicionamento do governo brasileiro.

A secretaria também é responsável pelos planos de investimentos na infraestrutura do setor e pela celebração de instrumentos de cooperação técnica e administrativa relacionadas ao transporte aquaviário.

Alex Sandro substitui Mariana Pescatori, que saiu do cargo de secretária nacional em novembro para assumir o posto de secretária executiva do ministério comandado por Silvio Costa Filho.