ABEPH participa da abertura do 14º Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa APLOP


O presidente da ABEPH, Luiz Fernando Garcia, participou da abertura do 14º Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), nesta segunda-feira (16), em Brasília. O evento faz parte da programação do Brasil Export, um dos maiores fóruns do país sobre infraestrutura e logística do setor portuário. O principal objetivo do congresso é debater investimentos em infraestrutura nos portos de países de língua oficial portuguesa. Além disso, o evento também vai discutir a digitalização e descarbonização dos portos, a transição energética e os desafios para o setor portuário.

“O dia de hoje é importante para que a gente possa discutir as melhores práticas adotadas não só nos portos brasileiros, mas nos portos de língua portuguesa. Esse 14º Congresso da APLOP demonstra isso, a união de todos os portos de língua portuguesa em prol do desenvolvimento da nossa infraestrutura e, em especial, do desenvolvimento da nossa indústria portuária”, destacou Luiz Fernando na fala de abertura do Congresso.

Em seguida, a chefe de gabinete da Secretaria de Portos e Transportes Aquaviários, Gabriela Coelho da Costa, destacou que o idioma é a primeira ferramenta de aproximação entre os povos.

“É a primeira ferramenta que a gente tem para apertar laços e a APLOP já tem essa ferramenta de forma natural, por isso precisamos aproveitar da melhor maneira possível”, completou, destacando que o Brasil já tem diversas experiências de aproximação com países de língua portuguesa.

O diretor da ANTAQ, almirante Wilson Lima Filho, também endossou a importância do intercâmbio do setor portuário entre países de língua portuguesa e afirmou que a agência está comprometida com soluções para o enfrentamento de desafios do futuro. “Muitos dos nossos problemas são comuns e esses fóruns são fundamentais para compartilhar dúvidas, expectativas e buscar soluções juntos para a efetividade da atividade portuária, hidrogênio verde, descarbonização e tantos outros desafios que temos”, completou.

Em seguida, especialistas de diversos países de língua oficial portuguesa deram início aos painéis de discussão do congresso. O primeiro painel teve como tema “Investimentos e a infraestrutura nos países da APLOP”. O segundo painel tem como tema “Digitalização e descarbonização dos portos”, e o terceiro debate “A transição energética – um novo desafio para os portos da CPLP”. A programação do evento ainda contempla a Assembleia Geral da APLOP e um coquetel oferecido aos participantes do congresso.

A APLOP foi formada em maio de 2013, com objetivos de reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os países membros. Integram a associação os seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.

Brasil Export

O Brasil Export é um Fórum permanente, multisetorial, agregador e organiza dinâmicas para promoção do diálogo entre os diferentes agentes envolvidos com as operações portuárias, de logística e de infraestrutura. Atualmente, o fórum e seus organismos contam com mais de 250 conselheiros, profissionais qualificados e que atuam no setor privado, em entidades representativas e no poder público.

A edição de 2023 acontece em Brasília, dos dias 16 a 18 de outubro. Os painéis e discussões são transmitidos pela internet:

https://www.youtube.com/watch?v=lHctNw2hPY0