ABEPH e ATP promovem webinar Diálogo Portuário com o IBAMA


A ABEPH e a ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) promovem a partir desta terça-feira (16) o Webinar Diálogo Portuário com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Os webinars serão miniaulas de até 40 minutos ministradas por professores ou especialistas indicados pela ABEPH e ATP com a programação voltada para temas como a regulação do setor portuário, gestão e boas práticas, riscos ambientais, descarbonização, dragagem, planejamento e auditorias ambientais.

O público-alvo são os técnicos da Coordenação de Licenciamento Ambiental de Portos e Estruturas Marítimas (COMAR) e outros servidores envolvidos nas análises do setor portuário.

O objetivo é apresentar aos técnicos do IBAMA o panorama do universo portuário, abordando aspectos técnicos das operações e estruturas, bem como questões históricas, regulatórias e futuras relacionadas ao tema. Isso visa estabelecer um alinhamento de conhecimento que transcenda o Licenciamento, contribuindo para análises e avaliações mais abrangentes, além de facilitar uma maior integração do licenciamento com os diversos órgãos reguladores do setor portuário.

A primeira aula teve a participação de mais de 30 pessoas e contou com a presença da diretora-executiva da ABEPH, Gilmara Temóteo; do presidente da ATP, Almirante Murillo Barbosa; e dos integrantes da coordenação de Licenciamento do IBAMA, Itagyba Alvarenga e Janaína Mota.

Durante a aula inaugural, Gilmara Temóteo destacou o compromisso da ABEPH em contribuir para o diálogo entre as autoridades portuárias e o IBAMA. “Acredito que este evento será extremamente enriquecedor. Nos próximos dias, estaremos disponíveis para colaborar e aprender com os temas discutidos. Sempre que necessário, estamos prontos para promover não apenas a troca de conhecimentos, mas também agilizar processos e melhorar nosso trabalho”, afirmou Gilmara.

No total, serão nove módulos com diferentes temas. As aulas serão disponibilizadas no canal do YouTube da ABEPH e da ATP.

Assista ao primeiro módulo do webinar: