ABEPH, ANTAQ e MPor alinham agenda estratégica e discutem demandas dos portos públicos

ANTAQ - PIANC - ABEPH - MPOR

Reuniões com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e com o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, também discutiram a agenda da PIANC no Brasil

O presidente e a diretora-executiva da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), Luiz Fernando Garcia e Gilmara Temóteo, se reuniram nesta quarta-feira (17) com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e com o diretor-geral Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery, para a discussão das demandas dos portos públicos e da agenda estratégica para o setor em 2024.

Na ocasião, foram levadas ao conhecimento do ministério e da agência as reivindicações apresentadas pelas autoridades portuárias, com o objetivo principal de buscar soluções para os gargalos existentes nos portos públicos. O foco é na implementação de melhorias na eficiência, governança e gestão dos complexos portuários.

A ABEPH ainda apresentou o planejamento da associação para 2024, o qual incorpora um novo modelo de trabalho, com uma agenda de reuniões itinerantes entre os portos associados. Nesse formato, a associação continuará a desempenhar o papel de intermediária entre as autoridades portuárias e o governo federal. Além disso, a medida vai proporcionar uma conexão mais estreita entre a gestão dos portos e permitir a troca de informações estratégicas.

A próxima assembleia está programada para março, em um porto cuja divulgação da data deve ocorrer em breve. O ministro foi convidado a participar das reuniões, com foco na escuta das autoridades portuárias. Também participaram das conversas, a secretária-executiva do MPor, Mariana Pescatori, e do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Alex Ávila.

Agenda da PIANC no Brasil

As reuniões também abordaram a agenda da Seção Nacional da PIANC (Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários), que está presente no Brasil desde outubro do ano passado.

Reunião - ABEPH - PIANC - ANTAQ

A ABEPH é a responsável pela operacionalização da PIANC no Brasil. Já a ANTAQ, – que é a representante do país na organização mundial como membro qualificado desde 2007 -, foi a articuladora da instalação da Seção Nacional.

A expectativa é que o Brasil participe mais ativamente dos eventos internacionais da PIANC que estão agendados para 2024. Além disso, também é prevista a consolidação de uma agenda mais robusta de divulgação das iniciativas e realizações da organização mundial em solo brasileiro, visando difundir a relevância dessas atividades para o desenvolvimento sustentável do setor no país.

Três eventos internacionais de grande porte têm data marcada, entre eles, o 35º Congresso Mundial da PIANC, de 29 de abril a 3 de maio, na África do Sul. Também há eventos marcados na Austrália e nos Estados Unidos, além dos encontros regionais promovidos pela associação mundial.