Porto do Itaqui

O local do antigo Porto de São Luís, escolhido pelos franceses quando ali se estabeleceram em 1612, serviu a cidade praticamente até o início das operações do Porto do Itaqui, em 1974. Em 1918, o Decreto nº 13.133, de 7 de agosto, previa a construção de instalações para acostagem ligadas ao centro comercial do município de São Luís, com a empresa C.H. Walker & Co. Ltda., contratada para executá-la.
A obra, definida por meio da concessão outorgada pela União ao Governo Estadual pelo Decreto nº 13.270, de 6 de novembro de 1918, não prosperou, e a concessão foi extinta pelo Decreto nº 16.108, de 31 de julho de 1923.
A partir de então começou a ser desenvolvido o projeto para a construção do Porto do Itaqui. Estudos realizados em 1939 pelo Departamento Nacional de Portos e Navegação, do Ministério da Viação e Obras Públicas, indicaram a região de Itaqui para a criação de um porto no Maranhão.

No dia 28 de dezembro de 1973 foi criada a Companhia Docas do Maranhão (Codomar), subordinada ao Governo Federal, para administração do Porto do Itaqui. Em 1976 foram concluídos os trechos dos berços 101 e 103; a extensão do cais foi ampliada com a construção dos berços 104 e 105, em 1994; e em 1999 as obras dos berços 106 e 107 foram realizadas.

A partir de fevereiro de 2001, por meio do Convênio de Delegação n° 016/2000, assinado entre o Ministério dos Transportes e o Governo do Estado, o Porto do Itaqui passou a ser gerenciado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). A extensão da linha de cais seguiu com a inauguração do berço 100, em dezembro de 2012, e do berço 108, especializado na movimentação de derivados de petróleo o berço 100, em 2018.

Fonte: Porto do Itaqui – @portodoitaqui